Estrutura Residencial para Idosos 

Pensionato

Pensionato é uma residência, de regime particular, em funcionamento desde 1983. Atualmente tem 33 quartos individuais e/ou de casal.

Preconizando o conceito de envelhecimento ativo e saudável, traduzindo a possibilidade da pessoa idosa permanecer autónoma e capaz de cuidar e decidir por si própria, ainda que com recurso a apoio nas diferentes atividades da vida diária, oferece esta valência um espaço físico de conforto e privacidade que visa a melhoria da manutenção da qualidade de vida, assim como dos laços sociais e familiares dos utentes.

Para além do apoio psico-social, médico e de enfermagem permanente, conta também com uma vasta equipa de profissionais, vocacionados para a dignificação da vida humana, respondendo ás efectivas necessidades, desejos e interesses de cada um, em particular, e de todos, como coletivo.

Com uma gestão integrada de todas as valências, é possível proporcionar aos idosos e sua família a resposta mais adequada para cada momento, facilitando a manutenção da independência e/ou autonomia, fortalecendo assim a relação inter-familiar , contribuindo para o estreitamento dos seus laços afetivos.

Lar de Idosos Nossa Senhora da Misericórdia

Em funcionamento desde 1882, o Lar de Idosos Nossa Senhora da Misericórdia, é uma residência que responde globalmente às necessidades do idoso que não tem possibilidades de se manter no meio familiar ou social em situação definitiva. No seu âmbito de atuação o Lar de Idosos assegura:

A harmonia entre hábitos e os costumes que traduzem a história de cada idoso, preservando a sua individualidade e privacidade. A ligação dos utentes com os seus familiares, amigos e comunidade, como desenvolvimento de uma vida afetiva, estimulante e equilibrada. O convívio entre os idosos, e destes com outros grupos, favorecendo uma participação efetiva na vida da comunidade. A concretização de atividades individuais ou de grupo e a sua articulação com os interesses manifestados pelos idosos, possibilitando projectos de vida mais adequados e com mais qualidade. A articulação com os serviços de saúde, de forma a permitir uma correta ação preventiva e uma adequada resposta em caso de doença. A prestação de serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial.

Lar de idosos de Grandes Dependentes

Em funcionamento desde 1994, a unidade de Grandes Dependentes da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, tem como objectivos primordiais proporcionar uma complementaridade de meios e serviços, dando resposta ao crescente aumento do número de situações de dependência, consequência do envelhecimento acentuado da população portuguesa.

As situações de dependência funcional, decorrentes do aumento de patologias crónicas múltiplas, exigem cuidados especializados, tanto a nível profissional como do envolvimento de meios técnicos capazes de responder de forma capaz e global.

Desta resposta faz parte uma equipa multidisciplinar (Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Ajudantes de Ação Direta, Trabalhadoras Auxiliares, Nutricionista, Cozinheiras) bem como equipamentos nem sempre fáceis de adquirir, de instalar e de controlar.

© 2016 Santa Casa da Misericórdia da Póvoa do Varzim