Unidade de Cuidados Continuados

Tendo em conta sua Missão,“Melhorar a qualidade de vida das populações onde está inserida, através da prática de cuidados de saúde, apoio social e culto católico, privilegiando os mais carenciados, com base no espírito de solidariedade”. A Santa Casa tem em funcionamento desde 2008 a Unidade de Cuidados Continuados que é composta por duas tipologias de internamento que funcionam em espaços físicos próprios.

Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação Corino de Andrade é dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e apoio psicossocial, em regime de internamento de média duração.

Tem a capacidade de 21 camas, com duas camas destinadas a utentes com Polineuropatia Amiloidótica Familiar. O período de internamento dos utentes admitidos está previsto para 90 dias.

A Unidade de Internamento de Longa Duração e Manutenção tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida. O período de internamento é superior a 90 dias e a sua capacidade de internamento é de 27 utentes.

A Equipa Multidisciplinar é composta por: Diretor Clínico/ Médico, Médicas Fisiatrias, Diretora Técnica/ Enfermeira Responsável, Assistente Social, Psicóloga, Fisioterapeutas; Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Nutricionista, Equipa de Enfermagem, Equipa de Ajudantes de Ação Direita e de Trabalhadores Auxiliares. Após a admissão na unidade, os utentes são avaliados pela equipa multidisciplinar, que se reúne e elabora o Plano Individual de Intervenção do utente, onde estão patentes os principais problemas que afetam a pessoa, os objetivos a atingir, e o plano de ação para concretização dos mesmos. Este plano é reavaliado periodicamente em reunião de equipa multidisciplinar.

Ao longo do internamento realizam-se conferências entre a equipa multidisciplinar e o utente/ família, para dar a conhecer o Plano Individual de Intervenção, comunicar o estado e evolução do utente, e preparar atempadamente a alta do utente, assegurando sempre a continuidade dos cuidados.

Prestar cuidados centrados nas necessidades da pessoa baseando-se numa intervenção multidisciplinar capaz de trabalhar de forma planeada e organizada nas diferentes fases do internamento é o nosso principal objetivo.

© 2016 Santa Casa da Misericórdia da Póvoa do Varzim